segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Na paz e na guerra

A comunicação se aprende ao longo de toda uma vida. É um aprendizado constante, a cada dia uma lição, uma descoberta, um achado e um perdido também. É, porque de vez em quando, perdemos algo de vista ou alguém, quando os "ruídos" da comunicação rondam as esferas das boas relações. Como dizia o Velho Guerreiro “quem não se comunica se trumbica” e eu diria: “quem não aprende a se comunicar, se trumbica ainda mais”.

Até mesmo nós, profissionais da comunicação já passamos por situações conturbadas, resultantes de uma comunicação mal feita. Quem nunca passou por isso que "atire a primeira pedra".

Primeiro é preciso entender que comunicação é a forma pela qual as pessoas se relacionam, trocam experiências, vivências, ideias, informações, e interagem com o meio onde estão inseridas.

Eu acredito que este problema vem de berço. Isso mesmo. No início da vida, sob os olhares atentos de pais, avós, tios e amigos da família, somos estimulados a dizer as primeiras palavras do nosso vocabulário inicial. Cria-se uma expectativa enorme em torno deste momento. Aprendemos então a falar, vamos crescendo, falando cada vez mais e pouco nos ensinam a OUVIR.

Ouvimos tão pouco quanto somos ouvidos. E nessa falange de falas, muitas vezes equivocadas e impensadas, precipitamos conclusões, fazemos pré-julgamentos, "atropelamos" as palavras e quando vemos, estamos “num mato sem saída”, tentando consertar aquilo que não tem mais conserto. Tem arremedo.

Oxalá que todos tivessem a sabedoria de saber se comunicar. Palavras se perdem no vento. Toda ação causa uma reação. Em situações conturbadas, o silêncio diz muito. Tenhamos sempre em mente que uma boa comunicação pode selar a paz ou desencadear uma guerra. Façamos nossa escolha!

4 comentários:

jose luiz neto disse...

parabens pelo seu retorno.

Gabriel Alves disse...

Eita Suu, gostei do texto.Parabéns! Ao ler sua mensagem lembrei daquele velho ditado que diz:"Comunicar-se é a primeira necessidade do homem". Que seja bendita a boa comunicação, aquela capaz de conectar as pessoas ao aprendizado e ao convívio social.

Anônimo disse...

O sol comanda o dia, a lua comanda a noite e a mente te conduziu de volta!.
Voltar é sempre bom!
Parabéns, Sueli de Sá
Mara-UNICOM/FIEPB

Diego disse...

A boa comunicação é a base de tudo, dos nossos relacionamentos, e reflete diretamente no nosso dia a dia. Parabéns pelo retorno, e continue nos proporcionando esta reflexão sempre através de textos criativos e dinâmicos.